25/02/2007

Estudantes do Secundário manifestam-se quarta-feira no Porto




Estudantes do Ensino Secundário vão manifestar-se quarta-feira na Avenida dos Aliados, no Porto, contra os exames nacionais, as aulas de substituição e a limitação de vagas no Ensino Superior, anunciaram hoje os promotores


Ricardo Marques, da Escola Secundária Aurélia de Sousa, Porto, disse à agência Lusa que a manifestação é promovida por 16 associações de estudantes do distrito do Porto, em resposta a um apelo lançado por colegas de Vila Real para que os alunos do Secundário se mobilizem quarta-feira numa «luta a nível nacional».
«Recebemos uma carta de uma associação de estudantes de Vila Real apelando a manifestações a nível nacional», disse Ricardo Marques, afirmando que desconhece se o apelo já teve eco noutros pontos do país.
Os organizadores da manifestação do Porto consideram que as aulas de substituição são «inúteis» e que os exames nacionais «têm servido apenas para barrar a entrada no Ensino Superior».
Os alunos defendem também a implementação da educação sexual e a melhoria das condições materiais e humanas das escolas, além de recusarem a privatização do ensino.
A manifestação, marcada para as 09:30 e já formalmente solicitada ao Governo Civil do Porto, deverá contar com a participação de estudantes de oito escolas do Porto, três de Gaia, três de Gondomar, uma de Vila do Conde e outra da Póvoa de Varzim, disse Ricardo Marques.

Sem comentários: