04/08/2007

GOVERNO À ESPERA DA REFORMA


Esta semana, um amigo Madeirense a passar férias no continente, adoeceu;

Como os sintomas eram de febre, e como não se justificava o recurso a uma urgência Hospitalar, resolveu contactar a linha Saúde 24; depois de várias informações dadas ao telefonista???, este solicitou o número da Segurança Social ao meu amigo...depois de ter sido informado chegou a " Má Nova... " o serviço Saúde 24 não o podia ajudar...MOTIVO: ERA MADEIRENSE.

Agora eu pergunto: os Madeirenses não são portugueses? ou terá razão Alberto João Jardim quando pede a independencia?

Então senhor Primeiro Ministro ?

O Primeiro-Ministro aconselhou os portugueses a terem sempre presente o número da linha telefónica Saúde 24, sublinhando que é um serviço de confiança que vai permitir modernizar o Serviço Nacional de Saúde (SNS). "É um serviço em que os portugueses podem confiar", afirmou José Sócrates.
Como é que se pode confiar num serviço destes ???? Ou será que não podemos é confiar no Governo que temos?


Palavras para quê? Mais uma de um governo imcompetente e que já necessita de uma reforma...mas sem direito a subsidio...já nos " chularam" demais.




A nova linha telefónica Saúde 24 foi hoje, 8 de Maio, oficialmente inaugurada por José Sócrates e Correia de Campos.

O novo centro de atendimento Saúde 24, com o número 808 24 24 24, em funcionamento experimental desde o dia 25 de Abril, foi hoje, 8 de Maio, oficialmente inaugurado. A cerimónia contou com a presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates, do Ministro da Saúde, Correia de Campos e dos Secretários de Estado da Saúde.
O Primeiro-Ministro aconselhou os portugueses a terem sempre presente o número da linha telefónica Saúde 24, sublinhando que é um serviço de confiança que vai permitir modernizar o Serviço Nacional de Saúde (SNS). "É um serviço em que os portugueses podem confiar", afirmou José Sócrates.
Para Correia de Campos, o objectivo da linha telefónica Saúde 24 "é servir o cidadão, aconselhando-o. É uma voz tranquila e amiga que, com muita facilidade, o cidadão tem ao seu dispor, mas que não cura, não diagnostica, nem prescreve terapêutica".
Os dois governantes lembraram que o novo serviço se baseia em experiências internacionais e na experiência nacional obtida com a linha pediátrica “Dói, Dói? Trim, Trim!”.
Um telefonema para o 808 24 24 24 tem o preço de uma chamada local. O atendimento, que vai funcionar todos os dias do ano, sem interrupções, e as chamadas são obrigatoriamente gravadas, com a prévia autorização do utente.
Em menos de duas semanas, já recorreram ao serviço Saúde 24 cerca de 16 mil pessoas. Dos contactos realizados, 85 por cento foram de cariz clínico, sendo os restantes para informação geral de saúde. Esta linha de apoio permite ao utente esclarecer dúvidas em relação a eventuais sintomas e receber informações gerais sobre saúde pública ou saber qual o centro de saúde mais próximo.
Em breve será possível saber quais são as farmácias de serviço da zona de residência do utente e a Direcção-Geral de Saúde admite a hipótese de a linha Saúde 24 poder servir no futuro para marcação de consultas no Serviço Nacional de Saúde.
No contrato com a Linha de Cuidados de Saúde, o Ministério da Saúde prevê gastar até 45 milhões de euros durante os quatro anos do acordo, que termina em 2010. O contrato prevê ainda a possibilidade de estender o funcionamento da linha por mais um ano, decisão que só será tomada a meio do período de vigência.
Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: