03/10/2007

Limpar o Mundo, limpar Portugal regressa à Póvoa


Retirado do sitio Oficial do Municipio poveiro


" A Campanha Limpar o Mundo, Limpar Portugal volta a realizar-se na Póvoa, nos próximos dias 14 e 15 deste mês.
Este ano são as freguesias de Aguçadoura, Balasar e Rates que acolhem a campanha, dinamizada pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal.
No dia 14, a partir das 10h00, mais de uma dezena de crianças participa na limpeza da área envolvente da junta de freguesia e da escola de Balasar.
No dia 15, de manhã, entre as 10h00 e as 12h00, em Rates, os habitantes da freguesia vão colaborar na limpeza das seguintes ruas: Rua e Travessa dos Moinhos, Rua e Travessa da Sra. do Rosário, Rua da Fonte da Cabra, Rua de João Rates, Rua e Travessa do Celeiro, Rua da Sagrada Família, Rua da Aldeia Nova de Cima, Rua e Travessa da Pedra Branca e Rua dos Emigrantes. No parque da freguesia decorrerá ainda uma oficina de reutilização de materiais, com pintura em sacos, aberta à participação da população em geral.
Quanto a Aguçadoura, também no dia 15 de manhã, vai limpar a sua marginal com a ajuda da população e dos escuteiros locais.
Nesta campanha, que já se realiza na Póvoa desde 1998,a Câmara Municipal fornece os sacos e as luvas para recolha de resíduos, competindo às juntas de freguesia participantes a dinamização da população local, que participa depois na manutenção dos espaços previamente definidos.
A campanha Limpar o Mundo surgiu em 1989 pela mão de Ian Kiernan, um velejador australiano que, descontente com as quantidades de poluição que via nas suas muitas viagens pelo mundo, decidiu fazer alguma coisa para mudar a situação. Nesse ano, em Sydney, Ian conseguiu reunir 40 mil voluntários para efectuarem a limpeza do porto da cidade e, desde então, a campanha ganhou projecção mundial. Portugal começou também a participar e a Póvoa de Varzim tornou-se membro da associação Clean Up the World em 2004, continuando, até hoje, a dinamizar a população local para colaborar."


Até aqui tudo muito bem ....


Agora pergunto eu:


Apesar do municipio estara participar neste evento não seria mais natural olhar um pouco para o Concelho e obrigar a limpar aqueles que sujam ?

Aquelem que poluem linhas de água com o beneplácito da autarquia ?

Aqueles que despejam os esgotos para a via pública ?

Ou só pensamos em Show Off para enganar o Zé Povinho ?

Sem comentários: