19/02/2008

Não há responsáveis ?

Após uns dias ausente do país, ao ler o Jornal de Noticias de hoje fiquei deveras preocupado com o estado de degradação e de responsabilidade a que os " nossos " gestores municipais nos votaram; Não há consequências ?
Durante quase um mês, o jacuzzi das piscinas municipais da Póvoa de Varzim esteve encerrado ao público devido à presença de legionela. Apesar de responsável pela mais mortífera forma de pneumonia e poder ser contraída pela simples inalação de gotas de água, a presença da bactéria não foi divulgada aos milhares de utentes das piscinas e o jacuzzi foi simplesmente encerrado "para manutenção". Depois da desinfecção do equipamento, uma nova análise, cujos resultados foram, ontem, conhecidos, revelou-se negativa, mas continua por se saber quantos milhares de pessoas poderão ter estado em contacto com a bactéria, sem que tenham sido informadas pela empresa municipal que gere o equipamento público, a Varzim Lazer (VL).
A doença dos legionários é de declaração obrigatória desde 1999, mas ainda assim, e apesar da taxa de mortalidade rondar os 13%, Afonso Oliveira, o presidente da VL, não vê motivo para se ter informado de imediato os milhares de utentes que, diariamente, frequentam o equipamento. Só quando confrontado pelos jornalistas, um mês depois do resultado da análise positiva - divulgada a 14 de Janeiro -, decidiu pronunciar-se. "Fizemos o que tínhamos que fazer fechamos e procedemos em conformidade, em articulação com a Delegação de Saúde", frisou o também vereador das Finanças. "Não sabemos há quanto tempo estava contaminado, nem quantas pessoas estiveram expostas, já que esta foi a primeira vez que foi feita uma análise à legionela no jacuzzi. Creio que houve omissões graves por parte da entidade gestora na prevenção e na informação aos utentes", criticou o vereador do PS, Sousa Lima. A delegada de Saúde, lembrou ainda Sousa Lima, diz, no documento enviado à VL, que "deveriam ter sido adoptadas pela entidade gestora medidas mais efectivas de prevenção". Reconhecendo que é impossível garantir que ninguém tenha contraído a bactéria antes do encerramento do jacuzzi, Afonso Oliveira não considera que a VL deveria ter informado os utentes e garante que a delegada de Saúde (que não se mostrou disponível para falar do caso ao JN) "não o exigiu". "O facto de haver uma análise não significa que as pessoas contraíram a doença", pelo que, diz, "não faz sentido essa escalpelização até ao limite".
Mas por acaso a Delegada de Saúde da Póvoa preocupa-se com alguma coisa ?
O Municipio Preocupa-se com alguma coisa ?
Veja-se o caso das descargas de dejectos efectuadas á vista de todos na Nacional 205 em Terroso, e não só.
A doença dos legionários
De acordo com a Direcção Geral de Saúde, a doença dos legionários é uma forma de pneumonia causada por uma bactéria (legionella pneumophila) com uma taxa de mortalidade de 13% entre os infectados. A doença é contraída através da inalação de legionela contida em pequenas gotículas de água, geradas através de torneiras, chuveiros, piscinas, jacuzzis, estes últimos, pelas temperaturas e pela libertação de vapor, considerados áreas de risco. A bactéria pode encontrar-se em ambientes naturais (lagos ou rios) ou sistemas de abastecimento de água -ou ar condicionado-, normalmente de grandes edifícios (e por isso associada a empreendimentos turísticos e viagens). Desenvolve-se e multiplica-se em temperaturas entre os 20 e os 45 graus. A doença manifesta-se habitualmente três a seis dias depois da infecção com febres, arrepios, dores de cabeça e dores musculares, tosse seca e dificuldades respiratórias. Nalguns casos, diarreias, vómitos e delírios. Só com uma análise laboratorial específica é possível o diagnóstico. Afecta mais homens do que mulheres e, preferencialmente, indivíduos com mais de 50 anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

MANIFESTAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM AS PISCINAS DA VARZIM LAZER, AMANHÃ,DIA 21FEV. PELAS 18.30H, À PORTA DAS INSTALAÇÕES DA VARZIM LAZER, PARA PEDIR ESCLARECIMENTOS AO CONSELHO ADMINISTRAÇÃO POR ESTES FACTOS!
COMPARECE E DIVULGA!