13/04/2008

Alentejana, a vez de Hector Guerra

Terminada a 26ª Volta ao Alentejo, não faltam motivos para os ciclistas e os membros do staff da Liberty Seguros festejarem. Manuel Cardoso já tinha vencido a segunda etapa, Héctor Guerra venceu a terceira e hoje, em Évora, confirmou a vitória na classificação geral, com Cardoso a levar de vencida a última tirada.
À semelhança do que aconteceu no dia de ontem, a etapa de hoje da Volta ao Alentejo, a última, foi muito movimentada mas a Liberty Seguros, que tinha Héctor Guerra de amarelo, controlou a corrida e a vitória do espanhol esteve sempre a salvo.
O final, junto ao Templo Romano de Évora, estava longe de ser fácil, com os últimos 300 metros a serem feitos em empedrado e em subida, o que favorecia os sprinters mais versáteis.
Manuel Cardoso (Liberty Seguros) lançou-se de longe e alcançou a terceira vitória em 8 dias e a quinta da temporada, com Francisco Ventoso (Andalucia-CajaSur) a ser segundo e Bruno Sancho (Benfica) terceiro.
Houve cortes de tempos no final mas não interferiram na classificação geral, onde Guerra, décimo na meta de hoje, foi o vencedor seguido de David Blanco (Palmeiras Resort-Tavira) e de Jackson Rodríguez (Serramenti PVC Diquigiovanni), respectivamente segundo e terceiro. Desta forma, Guerra é o 26º ciclista a vencer a Volta ao Alentejo, onde ainda ninguém conseguiu uma segunda vitória.
A classificação dos pontos foi vencida por David Blanco, que conquistou mais dois pontos que Ángel Vicioso (LA-MSS) e mais três do que Cardoso, os seus mais directos seguidores. Na classificação da montanha o melhor foi Carlos Ochoa (Serramenti PVC Diquigiovanni), com 14 pontos contra os 11 de Manuel Vázquez (Contentpolis-Murcia), que foi segundo, e Francisco José Martínez (Andalucia-CajaSur) impôs-se na classificação das metas volantes.
A LA-MSS conseguiu a vitória na classificação por equipas, com menos 39 segundos do que a segunda, Palmeiras-Resort Tavira.
Classificação da etapa

1 Manuel Cardoso Liberty Seguros 4:21:03
2Francisco Ventoso Andalucia-CajaSur mt
3Bruno Sancho Benfica mt
4David Blanco Palmeiras Resort-Tavira mt
5Rui Costa Benfica mt
6Ángel Vicioso LA-MSS - Póvoa mt
7Emiliano Donadello Ser. PVC Diquigiovanni mt
8Pedro Soeiro CC Loulé mt
9Nuno Marta CC Loulé mt
10Héctor Guerra Liberty Seguros mt

Classificação Geral
1Héctor Guerra Liberty Seguros 19:27:17
2David Blanco Palmeiras Resort-Tavira + 0.09
3Jackson Rodríguez Ser. PVC Diquigiovanni + 0.37
4Tiago Machado Madeinox-Boavista + 0.39
5Bruno Pires LA-MSS - Póvoa + 0.44
6Ángel Vicioso LA-MSS - Póvoa + 1.08
7Pedro Romero LA-MSS - Póvoa + 1.16
8Alejandro Marque Palmeiras Resort-Tavira + 1.33
9Celestino Pinho Barbot-Siper + 2.01
10Francesco Bellotti Team Barloworld + 2.11

Sem comentários: