03/04/2008

III ENCONTRO PELO SABOR



Entre os dias 25 e 27 de Abril vai decorrer o III Encontro "Pelo Rio Sabor" nos concelhos de Mogadouro, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo. Este Encontro tem reunido algumas centenas de pessoas que ano após ano têm vindo ao Nordeste conhecer o vale do Sabor e afirmar a sua posição em defesa de um rio livre. Durante o evento deste ano pretende-se dar a conhecer mais alguns recantos deste rio, através de passeios temáticos, caminhadas e palestras. Também não faltarão os passeios de burro, em btt e descida em canoa/kayak. Será uma óptima oportunidade para vir conhecer este rio, livre de barragens. Como se sabe, existe um projecto para a construção de uma mega-barragem na zona do Baixo Sabor, defendido pelo Governo e pelas autarquias locais. O Rio Sabor é o último grande rio sem barragens do nosso país e um dos últimos da Europa nestas condições, sendo por isso reconhecido por muitos, como o último grande rio "selvagem". De facto, este rio possui características únicas, que lhe permitem conservar uma importante comunidade de aves rupícolas ameaçadas e habitats de conservação prioritária a nível Europeu. Trata-se de uma área classificada como Rede Natura 2000 e Zona de Protecção Especial, segundo as Directivas Comunitárias, onde, por essas razões, não podem ser realizados empreendimentos causadores de grandes impactos ambientais. Face à decisão do Estado Português de aí construir uma barragem de grandes dimensões, que iria afectar 50 km de rio, a Plataforma Sabor Livre, apresentou uma queixa à Comissão Europeia, no sentido desta não aprovar a construção desta barragem e ainda de impedir o acesso a fundos comunitários para esse fim. Apesar de toda a argumentação defendida pela Plataforma Sabor Livre, as notícias parecem indicar que a Comissão Europeia pretende arquivar a queixa, dando luz verde ao Estado português para avançar com a obra. A Plataforma Sabor Livre, e todas as associações que a apoiam, não pretendem desistir e continuarão a trabalhar no sentido de impedir legalmente que a barragem seja construída. Não será uma "batalha" fácil, mas acreditamos que ainda seja possível ganhar, conservando-se o rio Sabor.
A tua participação será muito importante! Junta-te a nós na defesa do rio Sabor! Por um rio Sabor Livre! Vem conhecer e passear "pelo rio Sabor" nos próximos dias 25, 26 e 27 de Abril!

PROGRAMA:
Dia 25 – Sexta-feira

09h00 – Concentração em Soutelo junto ao cruzeiro (estrada de Macedo de Cavaleiros para Mogadouro, a 10 km de Mogadouro)

09h30 – Mata-bicho

10h30 – Início da caminhada pelo Vale do Sabor

13h00 – Almoço campestre junto ao rio Sabor

15h00 – Continuação da caminhada

20h30 – Jantar em Sto. Antão da Barca

22h00 – Arraial tradicional com gaiteiros

Nota: Os carros particulares ficarão em Soutelo e serão resgatados no final da caminhada.

Dia 26 - Sábado

9h30 – Alvorada e mata-bicho em Sto. Antão da Barca

10h30 – Actividades temáticas pelo Vale do Sabor

13h00 – Almoço campestre em Sto Antão da Barca

15h30 – Jogos populares

18h00 - Tertúlias e palestras sobre temas relacionados com o rio Sabor

20h30 – Jantar em Sto. Antão da Barca

22h00 – Arraial tradicional

Dia 27 - Domingo

9h30 – Alvorada e mata-bicho em Sto. Antão da Barca

10h30 – Actividades temáticas pelo Vale do Sabor

13h30 – Almoço campestre junto ao rio Sabor

16h00 – Fim de actividade

Nota:É aconselhável levar: Calçado confortável, binóculos, guias de campo, abrigo para a cabeça, água para beber

Contacto: saborlivre@gmail.com 960 173 863
Plataforma Sabor Livre

Sem comentários: