06/04/2008

IV Troféu Sérgio Paulinho - Manuel Cardoso foi o mais forte



Manuel Cardoso foi o vencedor da quarta edição do Troféu Sérgio Paulinho, primeira prova da Taça de Portugal Elite, ontem disputado ao longo de 169,8 quilómetros em Oliveira do Bairro. O sprinter da Liberty Seguros somou a sua terceira vitória da época no cumprimento do percurso em 3h52m42s, à média de 43.378 km/h. Na chegada em pelotão, o natural de Paços de Ferreira deu sequência ao trabalho dos seus colegas de equipa alcançando um triunfo confortável sobre Bruno Neves (LA-MSS-Póvoa) e Francisco Pacheco (Barbot-Siper), respectivamente segundo e terceiro classificado.

A prova foi assinalada pela fuga de três corredores, empreendida logo após a partida de Oliveira do Bairro, na primeira das seis voltas do percurso, sem qualquer dificuldade montanhosa de relevo. Marco Cunha (Selecção Nacional Sub-23), Nélson Rocha (Madeinox-Boavista) e Celestino Pinho (Barbot-Siper) iniciaram uma ofensiva que chegaria a superar os oito minutos de vantagem antes da primeira reacção do pelotão, a cargo da LA-MSS-Póvoa. Entretanto, um quarteto intermédio - Paul Sneeboer (Palmeiras Resort-Tavira), Vergilio Santos (Fercase-R.Móveis), Luís Pinheiro (Madeinox-Boavista) e Nuno Marta (CC Loulé) - chegou a abeirar-se dos fugitivos, mas não a alcançá-los, tendo sido absorvido no final da quinta volta.

À entrada para a última das seis voltas a diferença dos escapados iniciais tinha já baixado de forma substancial permitindo antever, com relativa segurança, uma chegada ao sprint. O forcing da Liberty Seguros foi fundamental para anular a escapada, a cinco quilómetros da meta, e permitir o lançamento perfeito para o sprint de Manuel Cardoso, o primeiro líder da Taça de Portugal, e vencedor desta corrida em 2007, na sucessão de Cândido Barbosa (2005) e Danail Petrov (2006).

A Taça de Portugal (Elite), um conjunto de cinco provas, irá prosseguir no dia 20 de Abril, com a realização da Clássica da Primavera, na Póvoa de Varzim.

Sem comentários: