08/05/2008

CICLISMO - Rota dos Móveis abraça Portugal e Espanha







Rota dos Móveis abraça Portugal e Espanha


3º Grande Prémio Paredes Rota dos Móveis 15 a 18 Maio 2008



A cidade de Paredes assistiu esta segunda feira à apresentação do 3º Grande Prémio Internacional de Ciclismo Paredes Rota dos Móveis que se realiza de 15 a 18 de Maio. A prova inscrita no calendário da União Ciclista Internacional com estatuto 2.1. será a próxima competição por etapas a disputar-se em Portugal e Espanha.
Alinharão na etapa inaugural, que parte da Plaza Obradoiro no coração de Santiago de Compostela, 15 equipas, num total de 120 corredores que terão pela frente 614 KM divididos por quatro dias de competição. Ao segundo dia de prova os corredores deixam a província espanhola da Corunha e pedalam na direcção do norte de Portugal, mais concretamente até à capital da Rota dos Móveis, a cidade de Paredes.
Já em território português o pelotão internacional enfrenta as dificuldades geográficas da montanha. O final da terceira etapa no Alto do Cruzeiro, em Lordelo e o circuito da Rebordosa no derradeiro dia de prova vão determinar o vencedor daquela que é apontada pelo director técnico da prova Joaquim Gomes como “a mais difícil das três edições do Grande Prémio Paredes Rota dos Móveis. Acredito que estejam criadas todas as condições para que o percurso traçado proporcione aos milhares de pessoas que irão para a estrada um espectáculo impressionante. O difícil circuito da Rebordosa vai fechar com chave de ouro o 3º GP Paredes Rota dos Móveis.”
O entusiasmo das gentes da região pelo ciclismo e o fervor da competição que deverá estar ao rubro antevêem um grandioso final para este 3º Grande Prémio Internacional. A 4ª etapa passará nas freguesias mais emblemáticas do concelho de Paredes percorrendo seis vezes um circuito de cerca de 20 KM que terá como epicentro a passagem por Vandoma, uma montanha de 2ª categoria. No fim, o pelotão muito fraccionado pela dificuldade do terreno, fará a subida para o Campo de Futebol da Rebordosa onde estará a meta final e milhares de aficionados.
“O Grande Prémio Paredes Rota dos Móveis tem um forte impacto na nossa sociedade e na economia do Vale do Sousa." Afirma o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, para quem “um grande evento desportivo como este aliado à 16ª Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis no início de Junho constitui uma das mais importantes alavancas para a nossa principal actividade económica. Graças ao ciclismo o número de espanhóis que no ano passado visitaram a nossa feira foi muito grande. Para sermos bem sucedidos nos negócios temos de investir, e Paredes decidiu investir no ciclismo pela grande proximidade que alcança junto da sociedade.”
Na edição de 2007 a vitória foi de David Blanco ao serviço da equipa Duja/Tavira. O espanhol não poderá repetir o triunfo este ano devido a uma lesão no joelho. Entre as equipas inscritas, para além das mais sonantes, destaca-se a Contentpolis Murcia, o conjunto espanhol que triunfou recentemente na Volta à Rioja.
Equipas Participantes: Credit Agricole, Creamica Flaminia, Barbot Siper, Palmeiras Resort Tavira, Bouygues, Extremadura, LA MSS, Fercase Rota Móveis, Acqua e Sapone, Contentpolis Murcia, Madeinox/Boavista, Liberty Seguros, Karpin-Galicia,Benfica e C.C. Loulé.

Sem comentários: