20/05/2008

LA MSS Póvoa - envolvida em escandalo de doping ?

http://ww1.rtp.pt/desporto/index.php?headline=37&visual=17&article=150577&tema=21

A Polícia Judiciária, com colaboração técnica do Conselho Nacional Anti-dopagem, efectuou ontem “uma operação de detecção de eventuais situações ilícitas (...) sobre atletas, direcção desportiva e instalações de uma das equipas de alta competição da zona Norte do país”. Segundo já se sabe, a referida equipa é a LA-MSS-Póvoa.
“A Polícia Judiciária, através da Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) procedeu, no dia de ontem, a uma operação de detecção de eventuais situações ilícitas associadas a comportamentos susceptíveis de afectar a verdade desportiva ou de causar danos na saúde dos atletas, através da administração de substâncias dopantes no ciclismo profissional” pode ler-se em comunicado divulgado hoje pela Polícia Judiciária.
Ainda no mesmo comunicado, é referido que “esta acção, materializada no âmbito de um Inquérito e mediante autorização judicial, incidiu sobre atletas, direcção desportiva e instalações de uma das equipas de alta competição da zona Norte do país, tendo sido passadas diversas buscas que resultaram na apreensão de substâncias, medicamentos, material destinado a auto-transfusões sanguíneas e instrumentos de uso clínico, porventura indiciadores da referida prática”.
Segundo a Agência Lusa, uma dezena de pessoas relacionadas com a LA-MSS-Póvoa é suspeita de se dopar ou colaborar com esta prática, no entanto ainda não há reacções de qualquer membro da referida equipa. Uma fonte próxima da PJ referiu à Lusa que foram encontrados produtos e equipamentos que são “normalmente utilizados em práticas dopantes” e “não fazem parte de um receituário médico habitual”. Ainda segundo a mesma fonte, entre o material apreendido estão “seringas e outros equipamentos para transfusões sanguíneas.” Entre os suspeitos, de momento estão dez pessoas.
Nas buscas levadas a cabo pela PJ, houve a ajuda do Conselho Nacional Anti-dopagem (CNAD), sendo a direcção do inquérito da responsabilidade da 9ª Secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP).

Recordo que já em tempos da equipa da Maia, o médico Dr. Basil Ribeiro viria a ser afastado, por ter sido punido por casos de doping. Agora renasce na LaMSS-Povoa.

Um caso para pensar e muito

Sem comentários: