03/08/2008

Salmonelas interditam praia da Lagoa a banhos..NÃO HÁ CONSEQUENCIAS POLITICAS ?


A Praia da Lagoa, junto ao Novotel Vermar, na Póvoa de Varzim, está interdita a banhos, desde ontem, devido à presença de salmonela. João Nunes, o concessionário da praia, não se conforma e contesta a decisão.
A colheita bacteriológica, diz João Nunes, é do dia 23 de Julho. Entretanto, até já foi feita nova colheita, seis dias depois, mas só agora interditam a praia.
Na passada sexta-feira, já o concessionário se preparava para fechar quando recebeu a notícia: a delegada de Saúde, por fax enviado às 18,33 horas, informava a Capitania poveira da presença da bactéria nas águas da Praia da Lagoa, com base na análise do dia 23, e, por decisão do Centro Regional de Saúde Pública do Norte (CRSP/Norte), ordenava a interdição da praia a banhos.
"É tratamento que se dê aos banhistas? Passados 10 dias?", questionou, indignado, João Nunes. Ao lado, um dos muitos banhistas da praia concorda: "Queria ter sido informado era no dia".
O concessionário explica que, no dia 23, a praia da Lagoa teve uma "praga" de alforrecas. Com as águas paradas, João Nunes limpou a água das centenas de alforrecas. Provavelmente, será essa a explicação para o resultado positivo à salmonela. No dia seguinte, a corrente mudou e já com o mar mais batido, diz, o problema "desapareceu".
Dez dias depois, chega a interdição, ao final da tarde de sexta-feira, no primeiro fim-de-semana de Agosto, e sabendo que "os resultados das análises do dia 29 saem segunda-feira", nota João Nunes. O concessionário não se conforma e faz um alerta: "Estão a enxotar o turismo".
O facto é que, pelo menos até amanhã, os banhos estão proibidos na Lagoa, mas, ontem, muitos eram os que, apesar do edital afixado mesmo à entrada da praia, iam a banhos.
Com a classificação de "boa" das análises do INAG ao lado da interdição, alguns ficaram confusos com as contradições, outros, dizem, acreditam na palavra de quem, há anos, vigia a praia poveira.
Noticia retirada do JN
Então como é Manuel Angélico ? Não havia tratamento de águas antes delas chegarem ao Mar ? Que consequencias politicas vai Macedo Vieira tirar ? Nada como sempre ?

Sem comentários: