25/05/2014

ELEIÇÕES EUROPEIAS



Todas as sondagens à boca das urnas atribuem a vitória nas Europeias aos socialistas. Resta saber qual o número de mandatos que o PS conquista, sendo que a vantagem face ao PSD não deve ser superior a dois eurodeputados. O partido de Marinho e Pinto afigura-se com um dos vencedores da noite, pois deverá ficar à frente do Bloco de Esquerda.
O PS ganhou as eleições europeias, tal como era esperado. As projecções das televisões apontam para uma vitória a oscilar entre os 32% e os 36%, com a vantagem face à coligação Aliança Portugal deve situar-se entre os três e cinco os pontos percentuais.

As projecções da RTP apontam para a vitória do PS, com um intervalo entre 30 a 34% dos votos. A Aliança Portugal, de acordo com a mesma fonte, fica com entre 25 a 29% dos votos. Esta projecção avança que o PS elegerá entre 7 a 9 eurodeputados, enquanto a Aliança Portugal fica com entre 6 a 8.

Segundo estas projecções da RTP, a CDU fica em terceiro lugar, com entre 12% e 15% e o MPT afigura-se com um dos vencedores da noite, pois ficará em quarto lugar (entre 7 e 8%) e à frente do Bloco de Esquerda (entre 5 a 7%).

Já de acordo com a TVI, que não apresentou números concretos, o PS ganha as eleições europeias. A coligação PSD/CDS, Aliança Portugal, fica em segundo lugar e perde eurodeputados, enquanto a CDU ganha mandatos face a 2009.

Marinho Pinto pode ser eleito para o Parlamento Europeu e o seu partido, MPT, pode ter uma votação superior à do Bloco de Esquerda, que deve eleger apenas um eurodeputado.

A TVI avança ainda que a abstenção deverá ficar acima dos 65%

Sem comentários: